segunda-feira, 25 de abril de 2011

Roda

Não é bem expectativa.
É mistério. E o mistério sempre me encantou. Sou ligado ao obscuro, à transformação, à sombra, ao pedaço quase podre.
Já fui de me assustar com essa natureza estranha, selvagem. Nojenta, algumas vezes.
Não é expectativa.
É a vontade de saber o que acontecerá ou o que teria acontecido. Percebe o mistério? É mais do que futuro e mais do que expectativa. Há um mistério naquilo que poderia ter sido e não foi.
Ao faltar a oportunidade, o mistério tomou conta. Preciso de uma continuação. De mais capítulos. De uma segunda fase. Saber o que pode acontecer. FAZER ACONTECER. Essa é a frase! Fazer acontecer algo além do que já passou. Que tão pouco mudou.
Não é expectativa. É mistério. É a vontade de conhecer o obscuro.
É o ímpeto por conhecer a continuação de uma história. Forte. Intensa. Que não pode ser desperdiçada.
Não é bem expectativa em ter esse absurdo.
É o desejo de saber o que vem depois das reticências. Caem as interrogações e se fortalecem as ações! As vírgulas! Quero as vírgulas! Quero a letra maiúscula! E a exclamação! Exclamação em sentimentos. Necessito de palavras fortes! Aquelas com acento ou com dois "erres".
Esse é o mistério. Da continuação. Ou seria da criação?
A parte dois.
Não é expectativa. É o desejo de saber como continua e como vai continuar. Como?
Expectativa é aquela sensação de ansiedade na barriga, em que esperamos conseguir o que achamos que é bom. Mistério é a ansiedade em si no coração.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Are you free? I am not.

Liberdade não é algo tão raso quanto muitos imaginam. Tal conceito entra em voga quando discutimos o ato de pensar. O ser humano, para ser considerado dessa forma, precisa pensar de maneira livre, sem barreiras. Difícil.
Outros lembram da liberdade para escolher. Empregos, principalmente. São decisões mais racionais. Envolvem o pensamento também.
Liberdade de agir é importante e é uma continuação do que foi dito acima. Com certeza.
Há outras liberdades, porém, grande parte delas está prevista em leis, nas exigências e "descobertas" científicas. Os Direitos Humanos defendem todos os tipos de liberdade, de imprensa, pensamento, ação, escolha...... e outras.
A liberdade de ser - meu interesse aqui - é relacionada à sexo, amor, paixão, desejo e coisas do gênero. No entanto, ser é mais do que isso. Somos até quando não queremos. Há pessoas que fogem de si mesmas a vida toda.
A liberdade exige libertação. E não pense que é algo lógico. Desejar e lutar por esse direito não quer dizer que a pessoa se desprenda de certas coisas, independente do que seja. Não digo que é necessário chutar valores, pelo contrário. A liberdade é liberdade quando há parâmetros e limites - mais individuais do que morais e hipócritas.
Vou prosseguir.
Liberdade de ser não está apenas na alegria, mas principalmente na tristeza. É preciso ter coragem. Muita coragem. Quase uma ousadia. Duvido que todas as pessoas consigam chorar sem se sentirem culpadas, envergonhadas e ridículas. A liberdade de ser um ser que sofre por amor é quase que algo impronunciável. Chorar por uma outra pessoa é século XIX. Não esquecê-la é ser obsessivo, fraco, antigo, cretino.
Não cortem a própria liberdade - isso serve para mim, inclusive. Tenham coragem. Todos os dias. Não existe coragem que dure mais do que 24 horas. É um grande processo. Mas deixa. Deixe certas coisas acontecerem. Se você chora por alguém, termine. Depois prossegue. Se não consegue esquecer alguém, deixe. Há algo por trás disso. Uma continuação, talvez. Aliás, tenho quase certeza. Para uma pessoa não sair de sua mente, a história não acabou. Mas vai saber o que isso significa.
Cada vez que atuo com liberdade e sou respeitado pela atitude, sinto-me mais humano, mais verdadeiro.
Eu tenho dificuldade em continuar pensando no que, supostamente, nem deveria. Talvez, eu precise aprender a sentir, a deixar, a acreditar e, por fim, aguardar vivendo. Pela continuação.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aguardo

Aguardo.
Mais uma vez.
Aguardo pela mudança.
Já fiz demais e agora estou cansado.
Vou esperar.
E enquanto isso olho.
Olhar é bom.
Ver as coisas passarem nos faz aproveitar melhor o que conseguirmos da vida.
Quero que as coisas aconteçam um pouco.
Aguardar pela minha vez. Que coisa cruel!
E fim.